ESC
PSV Inside
Ex-jogador do PSV aconselha Ronald Koeman: “Se você já teve problemas suficientes…”
Max de Kok20 de maio de 2026
Crítica

Ex-jogador do PSV aconselha Ronald Koeman: “Se você já teve problemas suficientes…”

1 min de leitura

Na próxima semana, o selecionador da equipe de futebol da Holanda, Ronald Koeman, vai anunciar a convocação para a Copa do Mundo. A grande questão é se o ex-jogador do PSV, Memphis Depay, está suficientemente apto para uma vaga na seleção de Koeman.

Se depender de René van der Gijp, Memphis ficará em casa no próximo verão. Afinal, o avançado está lidando com uma lesão há algum tempo e a questão ainda é saber se o atacante está apto o suficiente para ir junto.

Van der Gijp também pensa que, em quase toda coletiva de imprensa de Koeman, certamente vão perguntar sobre a condição física de Memphis. ''Como treinador, quer conversar por três semanas sobre a questão de se ele está ou não apto? Aí tem que ter disposição. Isso vale o quê? Foi a mesma coisa com Raheem Sterling. Se você já teve problemas suficientes, então não vale a pena. Eu não o levaria. Vai virar uma questão se ele está ou não apto. Em cada coletiva, você recebe essa pergunta'', afirmou o analista de Dordrecht no podcast KieftJansenEgmondGijp.

Wim Kieft, um outro ex-jogador do PSV, ainda não sabe se Memphis não iria junto para a Copa do Mundo e, por isso, o ex-atacante também acha que Koeman espera que Memphis esteja apto a tempo. ''Em termos de energia não vale a pena, mas eu penso que Koeman espera que ele consiga deixá-lo em forma'', afirmou Kieft.

Para Van der Gijp é claro quem deve jogar como atacante pelo Oranje na próxima Copa do Mundo. ''Malen, esse é o primeiro atacante neste momento'', diz Gijp sem qualquer dúvida.

Comentários17

P
PSV_Sven20/05, 23:58

Se Depay estiver minimamente pronto, eu até entendo Koeman chamar, mas não pode ser pela "marca". Se for para ser um "e se", prefiro que fique de fora e que a vaga de ponta seja do Malen, como o Gijp disse, agora sim.🙄💪

P
pieter198520/05, 21:37

Wie kijkt mee? Se for outra época de "fit ou não fit" então vai dar ruim na cabeça do treinador. Eu só espero que não usem Memphis como promessa, quando o que o Oranje precisa é de um centroavante pronto já.

P
PSV_Sven20/05, 21:29

O pior é exatamente isso que o Van der Gijp disse: "Als je al genoeg gezeik hebt...". Com lesão prolongada, cada conferência vira tribunal. Se o Memphis não mostrar estar mesmo no ponto, eu também não o levava.

M
MAX20/05, 21:29

Malen na frente, pronto... isso é o que dá para confiar agora. Memphis é craque, mas se é sempre "fit ou não fit", então não. Faz-me mais confiança um onze com menos dúvidas.

M
marieke_v20/05, 21:15

E atenção que a energia conta, o Kieft falou bem. Se o Memphis for chamado só porque "ainda dá", vira desperdício de vaga e de foco. Tomara que o Koeman tenha alternativas e não fique refém do caso Depay.

B
BERNARDO20/05, 21:00

Koeman vai tentar gerir a situação como pode, mas tb é complicado ignorar a energia e o tempo de recuperação. Se a decisão for entre Malen e um Memphis meio marado, eu também colocaria Malen primeiro. ⚽

P
pieter198520/05, 20:10

"Als je al genoeg gezeik hebt..." eh pá, Van der Gijp não está a errar. Com Memphis na mesa, só perguntas e pressão. Melhor apostar no que está consistente, tipo Malen, e pronto. 🔥⚽

S
Sofia P.20/05, 19:30

Essa história de "chega de conversa na conferência" faz sentido. Mas tb acho que o Koeman não vai deixar de o considerar se a qualidade estiver lá quando couber. A questão é mesmo timing: estar pronto no momento certo.

M
MAX20/05, 18:56

"Malen, dat is de eerste spits op dit moment" ... eu concordo. Se o Memphis não estiver voando, é só complicar. Para o Mundial, precisa-se de garra e minutos, não de esperança. 🔥

T
tiago8520/05, 18:41

"Als je al genoeg gezeik hebt, dan is dat het niet waard." Eh pá, essa frase é brutal haha. Mesmo assim, eu queria ver Memphis pela qualidade, só que sem ritmo ele vira um peso pro coletivo.

P
p.santos20/05, 18:29

René van der Gijp tem razão: se o Memphis está em dúvida há tempo demais, vai virar novela e distrai o resto da equipa. Se ele não estiver 100%, é arriscado levar. Melhor ser pragmático e deixar o Koeman decidir sem pressão constante.

M
marieke_v20/05, 18:23

Memphis com lesão é sempre aquela novela, cara. Se for pra levar só pra ficar a recuperar, é perda de lugar... Malen tem mesmo mais ritmo no momento, pq sinceramente dá mais segurança no onze.

M
MAFALDA20/05, 18:21

Eu até percebo a crítica do Van der Gijp às conferências, mas acho que a questão é qualidade e timing. Koeman vai querer ter opções reais no ataque e, se o Memphis recuperar a tempo, pode ser decisivo. Caso contrário, sim, Malen tem de jogar e pronto. 💪

P
PSV_Sven20/05, 18:11

Se Koeman já vai ouvir "fit de Memphis" em toda conferência, eu entendo o Van der Gijp. Mas dizer "não vale a pena" é fogo... ainda assim, se ele não estiver 100%, melhor cortar logo.

B
bruno_9220/05, 18:11

Memphis a ser mais uma novela de lesão em pleno mundial, eu sinceramente não queria isso no plantel do Koeman. Se tiver fora de ritmo, melhor apostar no Malen e manter o plano com homem fresco e pronto para pressionar. 🙄⚽

R
Renato M.20/05, 18:05

Memphis em dúvida até ao fim, eu percebo a treta. Mas sinceramente, se Koeman tiver de responder isso em cada conferência, vira mesmo novela. Eu também não o levaria se a incerteza continuar.

P
PSV_Sven20/05, 18:05

René Van der Gijp tá a bater na mesma tecla: "Als je al genoeg gezeik hebt, dan is dat het niet waard". Mas o Memphis ainda pode dar aquele impacto ofensivo... se estiver 100% fit, claro. Senão, é só barulho e risco.